Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Lição 3 - A postura profética de Jeremias

Aula presencial dia 16 de abril de 2017

Estimados professores,   acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal  traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Divulgue e Compartilhe.


1 - Entender a postura profética de Jeremias;
2 - Despertar interesse pela história do ministério de Jeremias;
3 - Motivar a prática da lição dada no dia-a-dia.

 Texto Áureo
“E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha
palavra para a cumprir” (Jeremias 1:12)

Verdade Aplicada
As palavras que Jeremias proferia não eram palavras mal faladas,
lançadas ao sabor do sentimento, mas, sim,
frutos da revelação direta do Senhor.
  
Motivo de Oração
Ore para que os pastores permaneçam enraizados
na Palavra de Deus.

Hinos sugeridos.
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

147 - Servir a Jesus

225 - Sê Valente

306 - A Palavra de Deus um Tesouro



Jeremias  1:11-14
11 - Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.
12 - E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
13 - E veio a mim a palavra do Senhor, segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para a banda do norte.
14 - E disse-me o Senhor: Do Norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra.

Segunda-Feira –  Jeremias 1:1 
1 : 1 Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;

Terça-Feira –  Jeremias 1:7 
1 : 7 Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.

Quarta-Feira –  Jeremias 1:8 
1 : 8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.

Quinta-Feira –  Jeremias 1:9 
1 : 9 Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.
  
Sexta-Feira –  Jeremias 1:17 
1 : 17 Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença.

Sábado –   Jeremias 1:19 
1 : 19 Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar


IMPORTANTE
Apresento neste BLOG o Esboço da Lição e os comentários como 
professor de EBD em cima do PAE - PLANO DE AULA EXPOSITIVA 
da Revista Betel Dominical (Adultos) disponibilizado para utilização
no site: http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
NÃO APRESENTO O CONTEÚDO COMPLETO DIGITALIZADO DAS REVISTAS
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !

ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. A postura profética de jeremias
2. A visão da amendoeira
3. A visão da panela a ferver
Conclusão





INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos a atuação e a intensidade do profeta Jeremias em suas profecias. Ele é um exemplo ao mostrar para nós que não devemos nos calar diante do pecado. A palavra postura (latim positura - posição), embora esta palavra seja muito utilizada para indicar a posição de uma pessoa, também é utilizada para indicar a maneira de agir ou de se comportar de um pessoa, ou seja, o posicionamento de uma pessoa diante de uma determinada situação. Na lição de hoje estudaremos a postura do profeta Jeremias diante do caos que viviam os Israelitas.

TEXTO ÁUREO.
E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir (Jr 1.12). 
Destaque para a classe que Deus se responsabiliza por aquilo que ele fala.
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar (Mt 24:35)

VERDADE PRÁTICA.
As palavras que Jeremias proferia não eram palavras mal faladas, lançadas ao sabor do sentimento, mas, sim, frutos da revelação direta do Senhor. 
Jeremias era porta voz de Deus e nesta condição falava as palavras de Deus. É muito importante o pregador do Evangelho ter o discernimento para saber quando é Deus que está falando e quando é o homem (ele) que está falando. Devemos tomar muito cuidado com a expressão “assim diz o Senhor”,muitos usam esta expressão equivocadamente,para autenticar o seu sermão e até mesmo impressionar os ouvintes,isto não aconteceu com Jeremias. 

1. A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS
A postura profética de Jeremias nos chama atenção por sua disposição em ouvir a voz do Mestre. Quando Deus chama e separa para Sua obra, Ele capacita aquele a quem chamou. Embora Jeremias não se achasse preparado para a tal missão (Jr 1:6), aprendemos que, quando somos separados por Deus, nossa postura tem que ser outra perante o mundo. Deus não nos chama para um trabalho sem que nos capacite e nos ajude na execução dele (Rm 12:2).    
Com relação à postura de Jeremias o que me chama atenção é a sua disposição em ouvir e obedecer à voz de Deus, quando Jeremias coloca suas razões perante Deus imediatamente lhe é mostrado uma saída ou providencia divina. O mesmo também aconteceu com o profeta Isaias(Is.6.7-8) que se considerava impuro mas Deus o purificou chamou e capacitou para o ministério.Que ensinamentos nos traz estes e outros exemplos,se o Senhor te chamou não confie em si próprio ou em suas experiências ou conhecimento
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; (Pv3.5) (Nova versão internacional).

1.1. Próximo passo: amar o próximo
O amor de Jeremias pelo povo não se manifestava somente por palavras, mas por sua postura diante do povo. Não é por acaso que é conhecido como profeta chorão,tal afirmação deriva do lamento e tristeza que sentia pelo estado em que se encontrava o povo de Israel.
Prouvera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos, em uma fonte de lágrimas! Então, choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo. (Jr 9.1)
Tive o privilegio de congregar com um pastor que era o primeiro a chegar ao período de oração pela manhã nos domingos. Quando eu chegava às 6h50min para dar inicio ao trabalho que oficialmente iniciava às 7h, podia escutar a sua voz e com lagrimas dizia “Ò Deus abençoa o seu povo”.
Deus está precisando de pessoas que tenham esta postura, quantos modismos, heresias, invencionices estão entrando nas Igreja, é momento de chorarmos por nós e pela Igreja do senhor para que não se aparte da simplicidade do evangelho.
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. (2 Co 11.3)  

1.2. É Deus quem capacita o homem
Qual o critério Deus usa para chamar o homem?Certamente foge de todos os parâmetros humanos de avaliação.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.       (1 Sm 16:7)
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; (1 Co1:26,27).

1.3. O próximo escolhido pode ser você
Quando Jesus escolheu os doze apóstolos ele orou ao pai, afinal ele era humano e não queria escolher alguém porque era bajulador ou tinha aparência de piedade, mas que fosse fiel. Como sabemos o único que se perdeu foi Judas Escariotes  para se cumprir as escrituras.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. (Jo 17.12)
Quando Jesus te chama ele garante toda provisão necessária para que você cumpra a sua chamada até o fim.
 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.(Mc16.20).

2. A VISÃO DA AMENDOEIRA
"Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem: porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir." (Jr 1:11-12). A amendoeira é a árvore que mais cedo floresce. Deus está revelando que a mensagem profética anunciada por Jeremias frutificará (se cumprirá), pois Ele mesmo cuida e vigia para que assim seja.

2.1. A sentinela do povo de Deus
A visão da vara de amendoeira (vv.11,12). A primeira visão do profeta das lágrimas é significativa, pois a amendoeira é uma árvore que se renova mais cedo para a primavera, ou seja, é a primeira a florir. A palavra hebraica para “amendoeira” ou “amêndoa” é shāqēd, e significa “o despertador”, uma vez que o povo a via como o “arauto da primavera”. Assim, visto que o verbo shāqad significa “vigiar, estar de vigília”, havendo apenas uma sutil diferença entre “amendoeira” e “vigiar”, o nome dessa planta representa o lembrete de que Deus está atento ao cumprimento de sua palavra (cf. Jr 31.28; 44.27). (Lições CPAD Jovens e Adultos 2010  3º Trimestre)

2.2. A necessidade de estar vigilante
Sabemos que somente orar não é o suficiente, Jesus nos ensinou “Vigiai e orai” para não cair em tentação: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mt26.41).
Com relação à lição Deus disse “eu velo (ou vigio) para cumprir”, lembre-se que falamos no tópico 2.1 que Deus está atento ao cumprimento de sua palavra.

2.3. A necessidade de o povo acordar
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,        (Ef 5:14,15)
Quando falamos em acordar, fica evidente que alguém esta dormindo, todavia este dormir pode ter vários sentidos, como fisicamente, espiritualmente ou pode ser um eufemismo para se referir à morte física. Paulo estava se referindo a muitos que dormiam ou estavam mortos espiritualmente.Note que estas palavras foram dirigidas à igreja de Éfeso,que o Senhor nos guarde e nos ajude...
O comentarista deixa-nos bem claro em sua explicação que este era o estado do povo de Israel.
O profeta Jeremias, como uma grande sentinela, proclamava ao povo que era preciso acordar! Ele dizia que era preciso abrir os olhos e abandonar o pecado. Ele denunciava o que estava errado e apontava os responsáveis: o rei Joaquim (Jr 22.13, 19), a casa real de Judá (Jr 22.11, 14), os escribas (Jr 8.8-9), os pastores (Jr 10.21), os sacerdotes (Jr 8.10; 23.11) e os profetas (Jr 14.13, 16; 23.9, 40). Ele também indicava todos os crimes (Jr 7.9): idolatria (Jr 7.18; 9.13), exploração (Jr 9.2, 4), não pagar salário (Jr 22.13), desprezo pelos órfãos e viúvas (Jr 7.6; 22.3) mentira (Jr 8.10), assassinato de gente inocente (Jr 22.17), sacrifícios de crianças a falsos deuses (Jr 19.4; 7.31; 22.3), etc.

3. A VISÃO DA PANELA A FERVER
O profeta Jeremias tem uma visão apavorante de uma panela (Jr 1:13). Na visão, a panela estava no fogo e isso significa que o que há no seu interior está quente. A boca virada para o Norte significa o amplo domínio que decorrerá sobre aquela cidade, pois o povo estava entregue à perversão, queimando incenso a deuses estranhos (Jr 7:18).

3.1. O perigo vem do Norte
A visão da panela fervendo (vv.13-15). Já a segunda visão dada pelo Senhor a Jeremias veio algum tempo depois e mostra uma panela fervendo, virada do norte para a região da Palestina. O “conteúdo” desse caldeirão (algo sinistro e assustador, pois anunciava o trágico destino da nação judaica devido aos seus pecados) seria derramado sobre Judá e Jerusalém. Isso era algo assegurado pelo próprio Deus, que se encarregou de dar a interpretação da visão: “Do Norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra” (v.14). Qual o real significado dessa mensagem? Ao norte de Israel estavam a Fenícia, Síria, Assíria e Babilônia. Porém, ao longo do livro, fica claro que a palavra profética refere-se especificamente ao reino da Babilônia que dominaria outros povos. ( Lições CPAD Jovens e Adultos 2010  3º Trimestre)

3.2. O inimigo se aproxima
Professor é importante destacarmos que a aproximação de povos inimigo, no caso especifico os Babilônicos era uma permissão de Deus em conseqüência do afastamento do povo aos mandamentos de Deus, fato que ficou bem esclarecido no tópico 2.3
Não podemos nos esquecer de lembrar nossos alunos que Jó era reto e fiel a Deus e o Senhor permitiu que fosse atacado e provado.,portanto não devemos julgar nossos irmãos que porventura estejam passando por alguma situação adversa.
 E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. (Jó 1:8-12)

3.3. O Senhor é Soberano entre as nações
Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.  (Sl 24.1)
A grandeza do Senhor é retratada com nitidez em toda a Bíblia. A palavra soberana nos faz entender que o Senhor detém todo o poder sem ressalva. Significa que Deus possui o controle absoluto sobre tudo e todos. Ele está acima de todo o universo. Através de Sua Palavra tudo foi criado (Cl 1.16). Aprendemos com esta lição que o Eterno Deus, por Sua soberania e domínio, governa tanto individuo como nações, Todos são Seus servos. (suplemento do professor)

CONCLUSÃO
A Palavra de Deus nos mostra que era preciso haver um arrependimento por parte do povo de Judá. O profeta Jeremias alertava que o perigo de suas ações estava vindo do Norte. Todavia, seus corações estavam endurecidos, pois deixaram de ouvir a Palavra de Deus há muito tempo.

Bibliografia
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Revista EBD Betel Dominical Professor - 2 trimestre 2017, ano 27, número 103 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/




1. Cite um exemplo de pessoa que foi escolhida sem que ninguém acreditasse nela.
R: Davi (I Sm 16:12)

2. Na simbologia bíblica, o que significa a palavra "vara"?
R: Significa "pessoa" (Jo 15:5)

3. O que acontece quando a sentinela dorme em seu posto?
R: O povo passa graves ameaças, o inimigo entra desapercebido e faz uma grande arruaça no lugar onde adentrou (Sl 121:4)

4. O que simbolizava a panela a ferver inclinada para o norte?
R: Simbolizava que todas as invasões que Israel sofreria viriam do lado norte (Jr 1:14).

5. Qual foi o rei que Deus usou para reprimir e reeducar o Seu povo?
R: Nabucodonozor (Jr 32:28)


                                    AGORA VAMOS AOS VÍDEOS SOBRE ESTA LIÇÂO.  TENHA BOM ESTUDO !                                  
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.



                 
                                                                                                                                                                                        
[     

Olá, estimado professor, segue o material de apoio que encontrei para esta lição !
                      
Visão e Sonho
Duas outras principais formas de Deus comunicar sua mensagem ao profeta são visões e sonhos (Dn 7.1). A visão transmitida pelo Senhor é algo visto fora da contemplação ou percepção humana comum e natural. Já o sonho, sem ser necessariamente uma revelação de Deus, é apenas uma série de imagens acompanhadas de pensamentos e emoções, que a pessoa vê enquanto dorme. Diferentemente, o sonho profético era outra maneira de Deus se revelar aos profetas (Nm 12.6), tal como fez com Daniel: “[...] teve Daniel, na sua cama, um sonho e visões da sua cabeça” (Dn 7.1).
A comunicação da mensagem divina através das visões que o profeta Jeremias teve é um exemplo que ilustra essa forma de o Eterno transmitir seus oráculos:
a) A visão da vara de amendoeira (vv.11,12). A primeira visão do profeta das lágrimas é significativa, pois a amendoeira é uma árvore que se renova mais cedo para a primavera, ou seja, é a primeira a florir. A palavra hebraica para “amendoeira” ou “amêndoa” é shāqēd, e significa “o despertador”, uma vez que o povo a via como o “arauto da primavera”. Assim, visto que o verbo shāqad significa “vigiar, estar de vigília”, havendo apenas uma sutil diferença entre “amendoeira” e “vigiar”, o nome dessa planta representa o lembrete de que Deus está atento ao cumprimento de sua palavra (cf. Jr 31.28; 44.27).
b) A visão da panela fervendo (vv.13-15). Já a segunda visão dada pelo Senhor a Jeremias veio algum tempo depois e mostra uma panela fervendo, virada do norte para a região da Palestina. O “conteúdo” desse caldeirão (algo sinistro e assustador, pois anunciava o trágico destino da nação judaica devido aos seus pecados) seria derramado sobre Judá e Jerusalém. Isso era algo assegurado pelo próprio Deus, que se encarregou de dar a interpretação da visão: “Do Norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra” (v.14). Qual o real significado dessa mensagem? Ao norte de Israel estavam a Fenícia, Síria, Assíria e Babilônia. Porém, ao longo do livro, fica claro que a palavra profética refere-se especificamente ao reino da Babilônia que dominaria outros povos.
(Revista Lições Bíblicas Adultos - CPAD - 3 Trimestre 2010 - Lição 2)


Bibliografia
Revista EBD Betel Dominical Professor - 2 trimestre 2017, ano 27, número 103 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/


                                                         MUSICAS ESCOLHIDAS DESTA SEMANA                                                                
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

 Chamado de Jeremias 
 Tempo: 4:20 Minutos - Lilia Paz 


                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário