Aula presencial dia 27 de agosto de 2017
Estimado professor, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Baixe o Slide, Tenha liberdade de alterá-lo se desejar, Divulgue e Compartilhe.
Texto Áureo
Antes, anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém,
e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem
a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. (Atos 26.20)
e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem
a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. (Atos 26.20)
Verdade Aplicada
Um dos grandes legados deixado pela Igreja Primitiva
foi a perseverança
em anunciar a Palavra.
Motivo de Oração
Peça a Deus para levantar e preparar tradutores que
facilitem o acesso
às palavras do Evangelho.
Hinos sugeridos.
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.
200 - Bondoso Amigo
(Na voz de Alan Jackson)
222 - Vem a Jesus ó Perdido
431 - Cristo chama o Pecador
Atos 1:4-5; 7-8
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4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem
de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim
ouvistes.
5 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis
batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as
estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir
sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e
Samaria e até aos confins da terra.
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Segunda-Feira – Atos 1:1
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36 : 9 Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.
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Terça-Feira –
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1 : 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
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Quarta-Feira –
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5 : 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
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Quinta-Feira – Atos 1:6
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15 : 45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
15 : 46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. 15 : 47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. 15 : 48 Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. 15 : 49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. |
Sexta-Feira – Atos 2:41
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11 : 3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
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Sábado – Atos 2:42
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1 : 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida
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IMPORTANTE
Apresento neste BLOG o Esboço da Lição e os comentários como
professor de EBD em cima do PAE - PLANO DE AULA EXPOSITIVA
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ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. Os mandamentos missionários.
2. O Espírito Santo na obra missionária.
3. Principais missionários.
Conclusão
Lição 9 - O Legado missionário da Igreja Primitiva.
Legado: Aquilo que se passa de uma geração a outra, que se
transmite à posteridade. (glossário)
Professor comente com a
classe que legado esta diretamente relacionado à continuidade; isto é, aquilo que
recebemos e vamos passar para as próximas gerações. Paulo se preocupou com o
legado quando disse:
Sede meus
imitadores, como também eu de Cristo.(1Co11.1)
Legado: Aquilo que se passa de uma geração a outra, que se
transmite à posteridade. (glossário)
Professor comente com a
classe que legado esta diretamente relacionado à continuidade; isto é, aquilo que
recebemos e vamos passar para as próximas gerações. Paulo se preocupou com o
legado quando disse:
Sede meus
imitadores, como também eu de Cristo.(1Co11.1)
TEXTO
ÁUREO.
“Antes, anunciei primeiramente aos que estão em
Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se
emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento”.
(At 26.20)
VERDADE APLICADA.
Um dos grandes legados deixado pela Igreja Primitiva foi a perseverança
em anunciar a Palavra.
INTRODUÇÃO
Os primeiros membros da Igreja,
apesar da oposição, não perderam o foco da evangelização. Eles obedeceram a
Jesus e ao Espírito Santo, que conduziu toda a obra, de maneira que eles
alvoroçaram o mundo em sua época (At 17.6).
1. OS MANDAMENTOS MISSIONÁRIOS
Alguns mandamentos foram dados por
Jesus antes de Sua partida. Estes mandamentos foram chaves preciosas, que
abriram a porta do crescimento da Igreja Primitiva e de todos os tempos.
É importante enfatizar que os mandamentos
deixados por Jesus acerca da evangelização são suficientes, dispensando
modismos que muitas vezes tendem para heresia.
Modismo: Aquilo que é transitório e está em moda,
tendo, portanto, caráter passageiro.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo
do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja
anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos
anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.(Gl
1:8,9).
1.1. Deu mandamentos pelo Espírito Santo.
Jesus deu mandamentos pelo Espírito
Santo e isso sucedeu enquanto Ele lhes falava acerca do Reino de Deus (At
1.1-3). Esse destaque para a pessoa do Espírito Santo não foi acidental. Ele
capacita e dirige a obra missionária no mundo. O próprio Jesus agiu no poder do
Espírito santo (Mt 3.16; At 10.38). Mesmo após Sua ressurreição, o Senhor Jesus
continuou dirigido pelo Espírito Santo. Ele já havia revelado aos Seus que o
Espírito Santo viria, após Sua volta para o pai, e que ensinaria, lembraria e
revelaria mais verdades espirituais (Jo 14.16; !6.13). E é o que encontramos ao
longo do Novo Testamento, a partir do Livro de Atos.
Isaias profetizou que Jesus seria cheio
do Espírito Santo em seu ministério.
O espírito do Senhor DEUS está sobre
mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a
restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a
abertura de prisão aos presos;(Is 61.1)
E como mencionou o nosso comentarista,
tal fato aconteceu na vida de Jesus.
Jesus e o Consolador estão intimamente ligados.
Os evangelhos mostram que Jesus, o Filho de Deus, foi gerado no ventre de Maria
pela ação do Espírito Santo (Mt 1.18). O Espírito Santo veio sobre Maria quando
ela concebeu (Lc 1.35). Mais tarde o mesmo Espírito veio sobre Jesus quando
este foi batizado por João Batista no Rio Jordão (Lc 3.21,22). Segundo Stanley
Horton, “o revestimento do Espírito Santo preparou Jesus para enfrentar Satanás
no deserto e para a inauguração de seu ministério terreno”.( Lições CPAD Jovens 2015 » 1º Trim.)
1.2. Determinou-lhes que recebessem poder.
Os obreiros de Cristo não podem se
lançar ao trabalho sem o poder do Espírito Santo. Para a execução da obra
missionária, a partir de Jerusalém, Deus prometeu uma capacitação do alto para
a Sua Igreja (At 2.33; Gl 3.14). Existe um governo organizado e pronto para
impedir o avanço missionário (Ef 6.10-12). Por esse motivo, a obra missionária
não pode ser feita de qualquer maneira. Essa é uma obra na qual lidamos com
almas, cujos resultados são eternos.
Poder para proclamar a fé. O propósito principal da promessa do batismo no Espírito
Santo é conceder ao crente poder para testemunhar a sua fé em Cristo. O Senhor
Jesus estabeleceu, em suas últimas instruções aos discípulos, uma correlação
direta entre o recebimento de poder e o cumprimento da missão de proclamar o
evangelho a todos os povos (At 1.8). Essa conexão determina a finalidade do
recebimento da promessa. É tanto que no dia de Pentecostes quase três mil almas
aceitaram a Cristo (v.41).
Está implícito aqui que a proclamação das boas novas encontraria
toda sorte de oposição, inclusive com o sacrifício da própria vida, como revela
o livro de Atos e a própria história da Igreja. Portanto, não seria uma tarefa
meramente intelectual, para ser realizada com argumentos humanos. Ela
demandaria um poder sobrenatural que só é obtido mediante o enchimento renovado
do Espírito Santo (At 4.8, 31; Ef 5.18).
( Lições CPAD Jovens e adultos 2007 » 2ºtrim.)
1.3. Determinou-lhes o campo de atuação.
A missão da Igreja é a pregação do
evangelho, fazendo discípulos de Jesus em todas as nações (Mt 28.18-20). A
humanidade agoniza longe de Deus, sem esperança de salvação (Rm 8.22). Isso
significa que o nosso campo de atuação abrange a toda a criatura que
encontrarmos até os confins da terra. Assim, de acordo com a orientação de
Jesus Cristo, a Igreja deve iniciar a evangelização no lugar no qual se encontra
e, simultaneamente, estar comprometida com o anúncio do Evangelho em todo o
mundo (indo, contribuindo e orando). Veja no livro de Atos que a Igreja se
estabeleceu em Jerusalém e foi progredindo para a Samaria, Judéia, até os
confins do mundo. Os missionários daquela época alvoroçaram o mundo por meio da
pregação de Cristo (At 17.6; 24.5).
Amados, sejam objetivos ao mencionar o
campo de atuação. Pergunte para os alunos:
*Todos em sua casa já são convertidos?
*E seus familiares, já foram alcançados
pelo evangelho?
*E seus amigos, vizinhos, já ouviram
acerca de Jesus?
*O bairro onde você mora tem sido
evangelizado?
Segundo o pastor Claudionor de Andrade a
evangelização consiste na proclamação simultânea do Evangelho em todos os
âmbitos: local, nacional e transcultural. O modelo de Atos 1.8 implica uma ação
conjunta, ou seja, evangelizando Samaria, Judeia e os confins da terra ao mesmo
tempo. Jesus não ordenou aos discípulos evangelizar primeiro Jerusalém, depois
a Judeia, em seguida Samaria e, finalmente, os confins da terra. O seu
plano-diretor era bem claro e objetivo: “e ser-me-eis testemunhas tanto em
Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”.
A evangelização mundial, para ser
bem-sucedida, tem de funcionar de acordo com o manual que nos deixou o Senhor
Jesus no Novo Testamento.
A igreja é a geração eleita,
sacerdócio real, nação santa e povo adquirido por Deus. O propósito desse
grande chamado é que a igreja exponha as virtudes dEle, que a tirou da
escuridão para sua maravilhosa luz. A igreja é uma criação proposital em Cristo
Jesus; ela é o corpo de Cristo (sua manifestação visível) e o templo do
Espírito Santo. Ela foi criada no dia de Pentecostes para personificar o Espírito
Santo na realização do propósito de Deus neste mundo.
Missões não é uma imposição feita à
igreja, pois faz parte de sua natureza e deveria ser tão natural para ela
quanto as uvas são naturais para os galhos que se dependuram no vinhedo. Missão
flui da constituição, do caráter, chamado e designo da igreja” (PETERS, George
W. Teologia Bíblica de Missões. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2000, p.244).
2. O ESPÍRITO SANTO NA OBRA MISSIONÁRIA
O Espírito Santo despertou nos
discípulos o desejo de compartilhar o Evangelho. Em Atos, encontramos o
Espírito Missionário formando uma Igreja missionária e capacitando-a para o
cumprimento da tarefa. Vejamos três maneiras da atuação do Espírito Santo;
2.1. Ele desceu no dia de Pentecostes.
O Espírito Santo é o Espírito da promessa
da parte do Pai (At 1.4-5). Ele desceu sobre a Igreja reunida em Jerusalém no
dia de Pentecostes, que era a Festa da Colheita. Ali estavam representadas
muitas nações da terra através dos judeus da diáspora. Naquela ocasião, o
Espírito Santo se revelou, fazendo com que os discípulos falassem na língua de
todas aquelas nações as grandezas de Deus (At 2.4-11). Convém lembrar que essa
foi uma operação divina diferente da que ocorreu na torre de Babel. A partir
desse dia, o Espírito Santo concedeu a Igreja vários dons para o cumprimento da
missão (1Co 12.4-7).
Sugestão: Chame um aluno que foi batizado
com Espírito Santo, dê alguns minutos para ele dizer o que mudou em sua vida
após ter recebido o revestimento.
O batismo no Espírito Santo é a
experiência subseqüente a salvação que capacita o crente: (1) ao ministério
evangelístico (At 1.8; 8.1-40); (2) a falar em outras línguas (At 2.4;
10.45,46); (3) a testemunhar com poder e ousadia (At 4.7-22,31); (4) agir
sobrenaturalmente (At 5.1-11; 13.8-12; 6.8; 16.16-20); (5) a servir a igreja em
suas necessidades sociais (At 6.1-7); (6) atender a chamada ministerial
específica (At 13.1-4; 26.29; 10.1-48; At 20.24); (7) a contribuir com o avanço
do Reino de Deus (5.14-16,42; 6.7; 8.25; 9.31; 19.20; 28.31); (8) a glorificar
e orar a Deus poderosamente (At 10.45,46; 16.15; 4.31; Ef 5.18-20; Cl 3.16; Rm
8.26; Jd v.20). Por essas e outras inumeráveis razões o crente deve orar e
glorificar intensamente a Deus a fim de que receba a magnífica promessa do
batismo no Espírito Santo. (Lições CPAD Jovens e Adultos 2006 » 3º Trim.)
2.2. Ele opera sinais.
Os milagres, curas e libertações são conseqüência
direta do agir do Espírito Santo. Tais ações sobrenaturais contribuem na
evangelização e proporcionam o socorro de Deus na vida dos que sofrem. Não são
sinais reservados apenas aos líderes, mas a todos os que buscarem fervorosamente.
No livro de Atos vemos, por exemplo, que o Espírito Santo impregnou a Pedro de
tal maneira que as pessoas “transportavam os enfermos para as ruas e os punham
em leitos e em camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando este
passasse, cobrisse alguns deles” (At 5.15). Por outro lado Paulo, cheio do
Espírito Santo, fazia milagres extraordinários de modo que as enfermidades e os
espíritos imundos fugiam das vítimas (At 19.11-12).
Neste tópico é importante deixar claro
que sinais, maravilhas, milagres abrem as portas para a palavra, todavia não
deve suplantar a mensagem salvadora do evangelho.
“A natureza teológica de um milagre
Cada uma destas três palavras que se
referem a eventos sobrenaturais (sinal, maravilhas e poder) delineia um aspecto
do milagre. Um milagre é um evento incomum (maravilha) que transmite e confirma
uma mensagem incomum (sinal) por intermédio de uma habilidade incomum (poder).
Do ponto de vista divino privilegiado, o milagre é um ato de Deus (poder) que atrai a atenção
do povo de Deus (maravilhas) para a Palavra de Deus (por meio
de um sinal). [...] Eles são normalmente utilizados como sinais para
confirmar um sermão; como maravilhas para verificar as palavras de um
profeta; como milagre para ajudar a estabelecer a sua mensagem (Jo 3.2;
At 2.22). Um milagre, portanto, é uma intervenção divina, ou uma
interrupção, no curso regular do mundo que produz um evento com um objetivo
definido, o qual, apesar de incomum, não ocorreria (ou não poderia ocorrer) de
outra forma. Nessa definição, as leis naturais são compreendidas como sendo
a forma normal regular e geral pela qual o mundo funciona. Entretanto, o
milagre ocorre como um ato incomum, não-padronizado e específico de um Deus que
transcende o universo. Isto não significa que os milagres são contrários às
leis naturais; significa simplesmente que eles são originados em uma fonte que
está além da natureza”. (GEISLER, N. Teologia Sistemática. Vol.1.
1.ed. RJ: CPAD, 2010, pp.43-44)
2.3. Ele separa e envia missionários.
O Novo Testamento aponta o Espírito
Santo como a figura principal da obra de evangelização através da Igreja (At
8.29; 13.2; 15.28). Todo o Corpo de Cristo é chamado a evangelizar e a fazer
missões, mas cada um fará o seu papel de acordo com o seu chamado (1Co 12.7).
Alguns são vocacionados a deixarem sua cidade e igreja de origem para pregar o
Evangelho em outros estados, outros são dirigidos pelo mesmo Espírito às
nações. Todos são chamados a testemunhar, mas nem todos foram vocacionados a ir
a um campo missionário transcultural. Todavia, os que ficam têm a incumbência
de participar orando e contribuindo financeiramente para manter os que se
destinam a ir. Dessa maneira, todos se envolvem no trabalho missionário.
A separação para uma missão ou trabalho
na obra deve ser direcionada pelo Espírito Santo, infelizmente alguns estão
fazendo escolhas baseadas em conceitos humanos, causando grande prejuízo a
expansão do evangelho, mas no principio não foi assim...
E, servindo eles ao Senhor, e
jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a
que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo
sobre eles as mãos, os despediram.
E assim estes, enviados pelo Espírito
Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.(At 13:2-4)
3. PRINCIPAIS MISSIONÁRIOS
Todos os discípulos diretos do Senhor
Jesus, após a descida do Espírito Santo, tornaram-se comprometidos com a missão
de anunciar o Evangelho da salvação. A maioria deles morreu brutalmente,
cumprindo a missão fora de seu lugar de origem. Neste ponto, destacaremos os
dois personagens mais notáveis do livro de Atos.
3.1. O apóstolo Pedro.
Logo após a descida do Espírito Santo
no cenáculo, Pedro inicia seu poderoso ministério. Ele e os onze estão juntos,
mas é Pedro quem toma a iniciativa da pregação e, naquele dia, em um só sermão,
quase três mil almas manifestaram a fé em Jesus Cristo e foram batizadas (At
2.14-41). Mais adiante, vemos Pedro e João à porta do templo, mas é Pedro quem
se dirige ao coxo e libera sobre ele a palavra de cura. Pedro se tornou um
grande líder e todos os discípulos davam testemunho do poder de Deus (At 4.33).
Na casa de Cornélio, através de Pedro, a porta da graça se abriu para os
gentios. Segundo a tradição cristã, Pedro morreu crucificado em Roma de cabeça
para baixo.
O que me chama a atenção é que Pedro não
trabalhou o seu marketing pessoal nem foi abrir uma igreja independente. Toda
glória era para o nosso amado Jesus, em sua epistola ele nos da uma aula sobre
humildade(1Pe 5.1-9). Não tenho duvidas que ele aprendeu muito com Jesus.
E aconteceu que, entrando Pedro, saiu
Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o
levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (At. 10.25,26)
3.2. O apóstolo Paulo.
Saulo foi companheiro de Barnabé na
primeira viagem missionária. Foi nesta missão que adotou o seu nome
gentílico “Paulus” que significa: “pequeno” ou “o menor”. Depois desta viagem
missionária, fez mais duas outras e uma última para Roma como presidiário, para
comparecer perante César. O relato de Atos para o capítulo 28, mas sabemos que
depois disso Paulo foi liberto e continuou suas viagens por três anos,
provavelmente chegando até a Espanha, como planejou (Rm 15.24). A seguir, foi
preso pela perseguição de Nero e conduzido a Roma, onde foi decapitado
possivelmente em 67 d.C. O apóstolo Paulo é considerado o maior missionário do
Novo testamento, depois de Jesus (1Co 11.1).
“O ofício apostólico e a autoridade
de Paulo
[...] Paulo retrata seu ministério
apostólico em termos de campanha militar. Ele e sua equipe ministerial viviam
no mundo (gr. en sarki, ‘na carne’, cf. ‘em vasos de barros’, 2 Co
4.7). Mas ele não militava ou empreendia guerra como o mundo faz (gr. kata
sarka, ‘segundo a carne’, isto é, limitado pelo que é finito, humano,
terrestre ou meramente físico). Pouco importando o quão fraco, tímido ou
humilde Paulo parecesse ser na presença dos coríntios, ele não teve de
enfrentar destemidamente ou usar métodos e armas que o mundo usa. Quando o
Espírito o ungiu ele tinha armas ‘poderosas em Deus’ para destruir as
fortalezas inimigas. Estas armas são o Espírito e a Palavra. As ‘fortalezas’
eram os ardis argumentos contra o Evangelho simples de Cristo que Paulo
pregava, como também os esforços em destruir seu ministério e levar seus
convertidos à escravidão espiritual pelas falsas doutrinas dos inimigos.
Podemos aplicar isto às forças do mal que procuram destruir a Igreja trazendo
falsas doutrinas, modos mundanos, entretenimento secular e apresentações
terrenas. A Palavra e o Espírito ainda têm o poder de destruir os poderes das
trevas (veja Ef 6.14-18)”.
(HORTON, S. M. I & II
Coríntios: Os problemas da Igreja e suas soluções.RJ: CPAD, 2003, pp.234-35)
3.3. Outros apóstolos.
O grande legado missionário na Igreja
Primitiva nos foi transmitido por Pedro e Paulo. Outros discípulos também
contribuíram muito, como: Barnabé, auxiliou Paulo quando os demais não
acreditaram na conversão dele; João Marcos, sobrinho ou primo de Barnabé, autor
do livro de Marcos; Lucas, companheiro de Paulo e autor dos livros de Lucas e
Atos dos Apóstolos (At 1.1). Não podemos deixar de mencionar outros obreiros de
destaque que auxiliaram a Paulo, como: Tito, que por um tempo foi deixado em
Creta, e Timóteo, que foi designado para vários lugares.
O grande legado missionário foi
transmitido para nós através do exemplo vivo de homens que entregaram suas
vidas à causa do Mestre. Graças à sensibilidade desses homens ao Espírito Santo
e a compaixão pelos perdidos É que o Evangelho atravessou séculos e chegou até
nós (At 13.49, 52). Agora, precisamos ter um coração pronto para obedecer ao
chamado de Deus: fazer Missões. Inicie fazendo o que está ao seu
alcance. Apresente-se ao seu pastor local e coloque-se a disposição. Distribua
folhetos evangelísticos, participe da comissão de visitas, busque informações
missionárias, contribua, ore. Você testemunhará as maravilhas do Senhor!(revista
do professor)
VERDADE APLICADA.
Um dos grandes legados deixado pela Igreja Primitiva foi a perseverança
em anunciar a Palavra.
INTRODUÇÃO
Os primeiros membros da Igreja,
apesar da oposição, não perderam o foco da evangelização. Eles obedeceram a
Jesus e ao Espírito Santo, que conduziu toda a obra, de maneira que eles
alvoroçaram o mundo em sua época (At 17.6).
1. OS MANDAMENTOS MISSIONÁRIOS
Alguns mandamentos foram dados por
Jesus antes de Sua partida. Estes mandamentos foram chaves preciosas, que
abriram a porta do crescimento da Igreja Primitiva e de todos os tempos.
É importante enfatizar que os mandamentos
deixados por Jesus acerca da evangelização são suficientes, dispensando
modismos que muitas vezes tendem para heresia.
Modismo: Aquilo que é transitório e está em moda,
tendo, portanto, caráter passageiro.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo
do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja
anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.(Gl 1:8,9).
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.(Gl 1:8,9).
1.1. Deu mandamentos pelo Espírito Santo.
Jesus deu mandamentos pelo Espírito
Santo e isso sucedeu enquanto Ele lhes falava acerca do Reino de Deus (At
1.1-3). Esse destaque para a pessoa do Espírito Santo não foi acidental. Ele
capacita e dirige a obra missionária no mundo. O próprio Jesus agiu no poder do
Espírito santo (Mt 3.16; At 10.38). Mesmo após Sua ressurreição, o Senhor Jesus
continuou dirigido pelo Espírito Santo. Ele já havia revelado aos Seus que o
Espírito Santo viria, após Sua volta para o pai, e que ensinaria, lembraria e
revelaria mais verdades espirituais (Jo 14.16; !6.13). E é o que encontramos ao
longo do Novo Testamento, a partir do Livro de Atos.
Isaias profetizou que Jesus seria cheio
do Espírito Santo em seu ministério.
O espírito do Senhor DEUS está sobre
mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a
restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a
abertura de prisão aos presos;(Is 61.1)
E como mencionou o nosso comentarista,
tal fato aconteceu na vida de Jesus.
Jesus e o Consolador estão intimamente ligados.
Os evangelhos mostram que Jesus, o Filho de Deus, foi gerado no ventre de Maria
pela ação do Espírito Santo (Mt 1.18). O Espírito Santo veio sobre Maria quando
ela concebeu (Lc 1.35). Mais tarde o mesmo Espírito veio sobre Jesus quando
este foi batizado por João Batista no Rio Jordão (Lc 3.21,22). Segundo Stanley
Horton, “o revestimento do Espírito Santo preparou Jesus para enfrentar Satanás
no deserto e para a inauguração de seu ministério terreno”.( Lições CPAD Jovens 2015 » 1º Trim.)
1.2. Determinou-lhes que recebessem poder.
Os obreiros de Cristo não podem se
lançar ao trabalho sem o poder do Espírito Santo. Para a execução da obra
missionária, a partir de Jerusalém, Deus prometeu uma capacitação do alto para
a Sua Igreja (At 2.33; Gl 3.14). Existe um governo organizado e pronto para
impedir o avanço missionário (Ef 6.10-12). Por esse motivo, a obra missionária
não pode ser feita de qualquer maneira. Essa é uma obra na qual lidamos com
almas, cujos resultados são eternos.
Poder para proclamar a fé. O propósito principal da promessa do batismo no Espírito
Santo é conceder ao crente poder para testemunhar a sua fé em Cristo. O Senhor
Jesus estabeleceu, em suas últimas instruções aos discípulos, uma correlação
direta entre o recebimento de poder e o cumprimento da missão de proclamar o
evangelho a todos os povos (At 1.8). Essa conexão determina a finalidade do
recebimento da promessa. É tanto que no dia de Pentecostes quase três mil almas
aceitaram a Cristo (v.41).
Está implícito aqui que a proclamação das boas novas encontraria
toda sorte de oposição, inclusive com o sacrifício da própria vida, como revela
o livro de Atos e a própria história da Igreja. Portanto, não seria uma tarefa
meramente intelectual, para ser realizada com argumentos humanos. Ela
demandaria um poder sobrenatural que só é obtido mediante o enchimento renovado
do Espírito Santo (At 4.8, 31; Ef 5.18).
( Lições CPAD Jovens e adultos 2007 » 2ºtrim.)
1.3. Determinou-lhes o campo de atuação.
A missão da Igreja é a pregação do
evangelho, fazendo discípulos de Jesus em todas as nações (Mt 28.18-20). A
humanidade agoniza longe de Deus, sem esperança de salvação (Rm 8.22). Isso
significa que o nosso campo de atuação abrange a toda a criatura que
encontrarmos até os confins da terra. Assim, de acordo com a orientação de
Jesus Cristo, a Igreja deve iniciar a evangelização no lugar no qual se encontra
e, simultaneamente, estar comprometida com o anúncio do Evangelho em todo o
mundo (indo, contribuindo e orando). Veja no livro de Atos que a Igreja se
estabeleceu em Jerusalém e foi progredindo para a Samaria, Judéia, até os
confins do mundo. Os missionários daquela época alvoroçaram o mundo por meio da
pregação de Cristo (At 17.6; 24.5).
Amados, sejam objetivos ao mencionar o
campo de atuação. Pergunte para os alunos:
*Todos em sua casa já são convertidos?
*E seus familiares, já foram alcançados
pelo evangelho?
*E seus amigos, vizinhos, já ouviram
acerca de Jesus?
*O bairro onde você mora tem sido
evangelizado?
Segundo o pastor Claudionor de Andrade a
evangelização consiste na proclamação simultânea do Evangelho em todos os
âmbitos: local, nacional e transcultural. O modelo de Atos 1.8 implica uma ação
conjunta, ou seja, evangelizando Samaria, Judeia e os confins da terra ao mesmo
tempo. Jesus não ordenou aos discípulos evangelizar primeiro Jerusalém, depois
a Judeia, em seguida Samaria e, finalmente, os confins da terra. O seu
plano-diretor era bem claro e objetivo: “e ser-me-eis testemunhas tanto em
Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”.
A evangelização mundial, para ser
bem-sucedida, tem de funcionar de acordo com o manual que nos deixou o Senhor
Jesus no Novo Testamento.
A igreja é a geração eleita,
sacerdócio real, nação santa e povo adquirido por Deus. O propósito desse
grande chamado é que a igreja exponha as virtudes dEle, que a tirou da
escuridão para sua maravilhosa luz. A igreja é uma criação proposital em Cristo
Jesus; ela é o corpo de Cristo (sua manifestação visível) e o templo do
Espírito Santo. Ela foi criada no dia de Pentecostes para personificar o Espírito
Santo na realização do propósito de Deus neste mundo.
Missões não é uma imposição feita à
igreja, pois faz parte de sua natureza e deveria ser tão natural para ela
quanto as uvas são naturais para os galhos que se dependuram no vinhedo. Missão
flui da constituição, do caráter, chamado e designo da igreja” (PETERS, George
W. Teologia Bíblica de Missões. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2000, p.244).
2. O ESPÍRITO SANTO NA OBRA MISSIONÁRIA
O Espírito Santo despertou nos
discípulos o desejo de compartilhar o Evangelho. Em Atos, encontramos o
Espírito Missionário formando uma Igreja missionária e capacitando-a para o
cumprimento da tarefa. Vejamos três maneiras da atuação do Espírito Santo;
2.1. Ele desceu no dia de Pentecostes.
O Espírito Santo é o Espírito da promessa
da parte do Pai (At 1.4-5). Ele desceu sobre a Igreja reunida em Jerusalém no
dia de Pentecostes, que era a Festa da Colheita. Ali estavam representadas
muitas nações da terra através dos judeus da diáspora. Naquela ocasião, o
Espírito Santo se revelou, fazendo com que os discípulos falassem na língua de
todas aquelas nações as grandezas de Deus (At 2.4-11). Convém lembrar que essa
foi uma operação divina diferente da que ocorreu na torre de Babel. A partir
desse dia, o Espírito Santo concedeu a Igreja vários dons para o cumprimento da
missão (1Co 12.4-7).
Sugestão: Chame um aluno que foi batizado
com Espírito Santo, dê alguns minutos para ele dizer o que mudou em sua vida
após ter recebido o revestimento.
O batismo no Espírito Santo é a
experiência subseqüente a salvação que capacita o crente: (1) ao ministério
evangelístico (At 1.8; 8.1-40); (2) a falar em outras línguas (At 2.4;
10.45,46); (3) a testemunhar com poder e ousadia (At 4.7-22,31); (4) agir
sobrenaturalmente (At 5.1-11; 13.8-12; 6.8; 16.16-20); (5) a servir a igreja em
suas necessidades sociais (At 6.1-7); (6) atender a chamada ministerial
específica (At 13.1-4; 26.29; 10.1-48; At 20.24); (7) a contribuir com o avanço
do Reino de Deus (5.14-16,42; 6.7; 8.25; 9.31; 19.20; 28.31); (8) a glorificar
e orar a Deus poderosamente (At 10.45,46; 16.15; 4.31; Ef 5.18-20; Cl 3.16; Rm
8.26; Jd v.20). Por essas e outras inumeráveis razões o crente deve orar e
glorificar intensamente a Deus a fim de que receba a magnífica promessa do
batismo no Espírito Santo. (Lições CPAD Jovens e Adultos 2006 » 3º Trim.)
2.2. Ele opera sinais.
Os milagres, curas e libertações são conseqüência
direta do agir do Espírito Santo. Tais ações sobrenaturais contribuem na
evangelização e proporcionam o socorro de Deus na vida dos que sofrem. Não são
sinais reservados apenas aos líderes, mas a todos os que buscarem fervorosamente.
No livro de Atos vemos, por exemplo, que o Espírito Santo impregnou a Pedro de
tal maneira que as pessoas “transportavam os enfermos para as ruas e os punham
em leitos e em camilhas, para que ao menos a sombra de Pedro, quando este
passasse, cobrisse alguns deles” (At 5.15). Por outro lado Paulo, cheio do
Espírito Santo, fazia milagres extraordinários de modo que as enfermidades e os
espíritos imundos fugiam das vítimas (At 19.11-12).
Neste tópico é importante deixar claro
que sinais, maravilhas, milagres abrem as portas para a palavra, todavia não
deve suplantar a mensagem salvadora do evangelho.
“A natureza teológica de um milagre
Cada uma destas três palavras que se
referem a eventos sobrenaturais (sinal, maravilhas e poder) delineia um aspecto
do milagre. Um milagre é um evento incomum (maravilha) que transmite e confirma
uma mensagem incomum (sinal) por intermédio de uma habilidade incomum (poder).
Do ponto de vista divino privilegiado, o milagre é um ato de Deus (poder) que atrai a atenção
do povo de Deus (maravilhas) para a Palavra de Deus (por meio
de um sinal). [...] Eles são normalmente utilizados como sinais para
confirmar um sermão; como maravilhas para verificar as palavras de um
profeta; como milagre para ajudar a estabelecer a sua mensagem (Jo 3.2;
At 2.22). Um milagre, portanto, é uma intervenção divina, ou uma
interrupção, no curso regular do mundo que produz um evento com um objetivo
definido, o qual, apesar de incomum, não ocorreria (ou não poderia ocorrer) de
outra forma. Nessa definição, as leis naturais são compreendidas como sendo
a forma normal regular e geral pela qual o mundo funciona. Entretanto, o
milagre ocorre como um ato incomum, não-padronizado e específico de um Deus que
transcende o universo. Isto não significa que os milagres são contrários às
leis naturais; significa simplesmente que eles são originados em uma fonte que
está além da natureza”. (GEISLER, N. Teologia Sistemática. Vol.1.
1.ed. RJ: CPAD, 2010, pp.43-44)
2.3. Ele separa e envia missionários.
O Novo Testamento aponta o Espírito
Santo como a figura principal da obra de evangelização através da Igreja (At
8.29; 13.2; 15.28). Todo o Corpo de Cristo é chamado a evangelizar e a fazer
missões, mas cada um fará o seu papel de acordo com o seu chamado (1Co 12.7).
Alguns são vocacionados a deixarem sua cidade e igreja de origem para pregar o
Evangelho em outros estados, outros são dirigidos pelo mesmo Espírito às
nações. Todos são chamados a testemunhar, mas nem todos foram vocacionados a ir
a um campo missionário transcultural. Todavia, os que ficam têm a incumbência
de participar orando e contribuindo financeiramente para manter os que se
destinam a ir. Dessa maneira, todos se envolvem no trabalho missionário.
A separação para uma missão ou trabalho
na obra deve ser direcionada pelo Espírito Santo, infelizmente alguns estão
fazendo escolhas baseadas em conceitos humanos, causando grande prejuízo a
expansão do evangelho, mas no principio não foi assim...
E, servindo eles ao Senhor, e
jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a
que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo
sobre eles as mãos, os despediram.
E assim estes, enviados pelo Espírito
Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.(At 13:2-4)
3. PRINCIPAIS MISSIONÁRIOS
Todos os discípulos diretos do Senhor
Jesus, após a descida do Espírito Santo, tornaram-se comprometidos com a missão
de anunciar o Evangelho da salvação. A maioria deles morreu brutalmente,
cumprindo a missão fora de seu lugar de origem. Neste ponto, destacaremos os
dois personagens mais notáveis do livro de Atos.
3.1. O apóstolo Pedro.
Logo após a descida do Espírito Santo
no cenáculo, Pedro inicia seu poderoso ministério. Ele e os onze estão juntos,
mas é Pedro quem toma a iniciativa da pregação e, naquele dia, em um só sermão,
quase três mil almas manifestaram a fé em Jesus Cristo e foram batizadas (At
2.14-41). Mais adiante, vemos Pedro e João à porta do templo, mas é Pedro quem
se dirige ao coxo e libera sobre ele a palavra de cura. Pedro se tornou um
grande líder e todos os discípulos davam testemunho do poder de Deus (At 4.33).
Na casa de Cornélio, através de Pedro, a porta da graça se abriu para os
gentios. Segundo a tradição cristã, Pedro morreu crucificado em Roma de cabeça
para baixo.
O que me chama a atenção é que Pedro não
trabalhou o seu marketing pessoal nem foi abrir uma igreja independente. Toda
glória era para o nosso amado Jesus, em sua epistola ele nos da uma aula sobre
humildade(1Pe 5.1-9). Não tenho duvidas que ele aprendeu muito com Jesus.
E aconteceu que, entrando Pedro, saiu
Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o
levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (At. 10.25,26)
3.2. O apóstolo Paulo.
Saulo foi companheiro de Barnabé na
primeira viagem missionária. Foi nesta missão que adotou o seu nome
gentílico “Paulus” que significa: “pequeno” ou “o menor”. Depois desta viagem
missionária, fez mais duas outras e uma última para Roma como presidiário, para
comparecer perante César. O relato de Atos para o capítulo 28, mas sabemos que
depois disso Paulo foi liberto e continuou suas viagens por três anos,
provavelmente chegando até a Espanha, como planejou (Rm 15.24). A seguir, foi
preso pela perseguição de Nero e conduzido a Roma, onde foi decapitado
possivelmente em 67 d.C. O apóstolo Paulo é considerado o maior missionário do
Novo testamento, depois de Jesus (1Co 11.1).
“O ofício apostólico e a autoridade
de Paulo
[...] Paulo retrata seu ministério
apostólico em termos de campanha militar. Ele e sua equipe ministerial viviam
no mundo (gr. en sarki, ‘na carne’, cf. ‘em vasos de barros’, 2 Co
4.7). Mas ele não militava ou empreendia guerra como o mundo faz (gr. kata
sarka, ‘segundo a carne’, isto é, limitado pelo que é finito, humano,
terrestre ou meramente físico). Pouco importando o quão fraco, tímido ou
humilde Paulo parecesse ser na presença dos coríntios, ele não teve de
enfrentar destemidamente ou usar métodos e armas que o mundo usa. Quando o
Espírito o ungiu ele tinha armas ‘poderosas em Deus’ para destruir as
fortalezas inimigas. Estas armas são o Espírito e a Palavra. As ‘fortalezas’
eram os ardis argumentos contra o Evangelho simples de Cristo que Paulo
pregava, como também os esforços em destruir seu ministério e levar seus
convertidos à escravidão espiritual pelas falsas doutrinas dos inimigos.
Podemos aplicar isto às forças do mal que procuram destruir a Igreja trazendo
falsas doutrinas, modos mundanos, entretenimento secular e apresentações
terrenas. A Palavra e o Espírito ainda têm o poder de destruir os poderes das
trevas (veja Ef 6.14-18)”.
(HORTON, S. M. I & II
Coríntios: Os problemas da Igreja e suas soluções.RJ: CPAD, 2003, pp.234-35)
3.3. Outros apóstolos.
O grande legado missionário na Igreja
Primitiva nos foi transmitido por Pedro e Paulo. Outros discípulos também
contribuíram muito, como: Barnabé, auxiliou Paulo quando os demais não
acreditaram na conversão dele; João Marcos, sobrinho ou primo de Barnabé, autor
do livro de Marcos; Lucas, companheiro de Paulo e autor dos livros de Lucas e
Atos dos Apóstolos (At 1.1). Não podemos deixar de mencionar outros obreiros de
destaque que auxiliaram a Paulo, como: Tito, que por um tempo foi deixado em
Creta, e Timóteo, que foi designado para vários lugares.
O grande legado missionário foi
transmitido para nós através do exemplo vivo de homens que entregaram suas
vidas à causa do Mestre. Graças à sensibilidade desses homens ao Espírito Santo
e a compaixão pelos perdidos É que o Evangelho atravessou séculos e chegou até
nós (At 13.49, 52). Agora, precisamos ter um coração pronto para obedecer ao
chamado de Deus: fazer Missões. Inicie fazendo o que está ao seu
alcance. Apresente-se ao seu pastor local e coloque-se a disposição. Distribua
folhetos evangelísticos, participe da comissão de visitas, busque informações
missionárias, contribua, ore. Você testemunhará as maravilhas do Senhor!(revista
do professor)
CONCLUSÃO
O legado missionário da Igreja Primitiva foi constituído de homens que
receberam uma visão celestial. Homens simples, mas com um diferencial: a
presença do Espírito Santo em suas vidas. Esse poder ainda está ao alcance de
todos. É necessário crer e, assim, veremos a glória de Deus (At 2.39).
O legado missionário da Igreja Primitiva foi constituído de homens que
receberam uma visão celestial. Homens simples, mas com um diferencial: a
presença do Espírito Santo em suas vidas. Esse poder ainda está ao alcance de
todos. É necessário crer e, assim, veremos a glória de Deus (At 2.39).
Bibliografia
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Revista EBD Betel Dominical Professor - 3 trimestre 2017, ano 27, número 104 - Editora Betel
Revista EBD Betel Dominical Professor - 3 trimestre 2017, ano 27, número 104 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
1. Qual é a missão da Igreja?
R: A pregação do Evangelho, fazendo discípulos de Jesus em todas as
nações (Mt 28.18-20).
2. O que o Espírito Santo despertou nos discípulos?
R: O desejo de compartilhar o Evangelho (Jo 15.27).
3. Quem é a figura principal da obra de evangelização através da Igreja?
R: O Espírito Santo (At 8.29; 15.28; 16.16).
4. Quais são os dois missionários principais em Atos dos Apóstolos?
R: Pedro e Paulo (At 2.14-41).
5. Depois de Jesus, quem é considerado o maior missionário do Novo
Testamento?
R: Paulo (1Co 11.1).
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